1º Programa – Qual o seu clima ao dizer vou a igreja? animo ou desanimo
1º Programa – Qual o seu clima ao dizer vou a igreja? animo ou desanimo

1º Programa – Qual o seu clima ao dizer vou a igreja? animo ou desanimo

Como este foi o nosso primeiro programa tivemos uma dinâmica para que todos pudessem se conhecer, como estávamos em circulo cada um a partir da minha direita (Reynan)  dizia:
  •  Seu Nome, Estado civil, profissão e um sonho
 Após todos se apresentarem então tivemos outra dinâmica
  • Cada um deveria dizer um adjetivo com a inicial de seu nome, que o caracterizasse.

Vamos então as perguntas que usei em nosso primeiro PAPO JOVEM

1. Quais lugares que lhes dão mais ânimo para sair? (a igreja não deve ser uma opção)

Dentre as respostas nós tivemos: ir a casa de familiares, sorveteria, shopping, livraria, visitar amigos, etc.

2. Porque você têm uma predisposição maior para ir a este lugar?

Este momento é muito interessante, pois os participantes se mostram muito a vontades sendo muito transparentes em suas respostas, alguns responderam que a razão pela qual eles se animam para ir na casa de familiares é porque lá eles se sentem amados, podem desabafar e o mais interessante, poder ser ele mesmo. Entre outros lugares foi respondido: porque é gostoso se referindo a sorveteria, outros porque se permitiam entrar no mundo das ilusões agora nós referimos ao shopping.

3. Quem vai entusiasmado para a igreja? têm certeza se explique?

O nosso sentimento neste momento de nosso bate papo foi um misto de alegria e preocupação, pois embora 80% dos participantes fossem cristãos professos apenas uns 10% puderam afirmar irem com entusiasmo para a igreja, a nossa alegria foi a honestidade de todo o grupo para consigo mesmo, ficando claro que era uma realidade a qual necessitava de alguma mudança.
As razões pela qual os que iam a igreja de forma entusiasmada se dava ao fato de poder, Adorar a Deus e reencontra os irmãos.

4. Quem vai desanimado para a igreja?porque?

Nesse momento ficamos mais tranquilo pois nenhum participante apresentou um espírito de apostasia, mais as razões levantadas foram; cansaço, monotonia, pela desmotivação de outros.

5. Se você pudesse mudar algo na igreja o que seria? Justifique

Gostaria de deixar claro que nossa atual igreja esta em boas condições, embora já tenha mais de 30 anos, os mais jovens sentem necessidades de algumas mudanças razoáveis tais como:
Estrutura, bancos, cores e respostas desta natureza, mais o que nos chamou a atenção em nosso bate papo foi o fato de jovens totalmente pós-modernos responderem: Consagração, pontualidade tanto dos membros como da liderança, pregadores que desanimam, atitude.(este momento foi bem acalorado)

6. O que você não mudaria na igreja? qual a razão?

Ao passo de que em muitas congregações, infelizmente existem intrigas, invejas e até panelinhas, eles foram unânimes, não mudaria os irmãos, a localização as programações e claro a Doutrina.
Com respeito as panelas gostaria de lembrar uma frase dita por um grande amigo Gleuder Andrade, ao afirmarem que mantínhamos uma panela forte no seminário, ele não desmentiu, mais afirmou: ” É verdade temos uma panela no entanto ela não tem tampa, qualquer um que desejar esta convidado a pular dentro”.Fica então um recado aos paneleiros de plantão.

Nosso texto base de reflexão foi Luc. 23:39-43 com a seguinte reflexão: qual o seu tipo de cristianismo ?

Segue algumas de nossas frases de Reflexão passada entre as perguntas

“Se encontro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é a de que fui criado para um outro mundo” C.S.Lewis.

“Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em Ti”. Agostinho de Hipona