Leia o livro e siga as coordenadas do Caminho a Cristo 😉👣
Leia o livro e siga as coordenadas do Caminho a Cristo 😉👣

Leia o livro e siga as coordenadas do Caminho a Cristo 😉👣

Lançado em 1892, o livro “Caminho a Cristo”, é a minha primeira recomendação para quem nunca teve acesso ao que Deus revelou a través de Ellen Gold White.

E quem busca viver um cristianismo autêntico, encontrará ao longo da leitura fundamentação bíblica para seguir na direção por ele indicada, inclusive esse deve ter sido um dos motivos que fez com que já no ínicio de sua publicação  desse indicíos que se tornaria um clássico da literatura cristã. Por isso e entre outras razões estou comprometido após ter lido toda a coleção (48 encadernados) em português dos escritos E.G.W. em reler esse livro ao menos uma vez por ano, e convido aqueles que já o fizeram, a fazerem o mesmo, e afim de se certificarem que de fato permanecem no Caminho a Cristo

Neste que é o meu primeiro ano de releitura deste clássico da literatura cristã, celebramos 130 de sua publicação, e não é sem motivo que o editorial da RA – Julho/20171 divulgou que este: “É um dos livros mais traduzidos da história da literatura, bem à frente, por exemplo, do clássico A Imitação de Cristo, de Thomas à Kempis, e do Alcorão”. Alcançando a marca de acessibilidade à mais de 165 idiomas. Logo, esse é também é o livro mais traduzido e publicado da autora.

A origem para a criação desse livro se deu por alguém que pediu a Ellen G. White para preparar “um pequeno livro, de baixo custo (cerca de 0,50 centavos de dólar), que pudesse ajudar as pessoas a compreenderem como viver plenamente a vida cristã”2. O nome de quem fez esse pedido se perdeu na história, mas o resultado do seu pedido já impactou milhares de vidas, por mais de um século…

Uma outra curiosidade sobre o livro é que como estratégia para alcançar amplo alcance a sugestão escolhida foi a de publica-lo inicialmente por uma editora não adventista, então o cunhado do grande evangelista Dwight L. Moody foi procurado pelo George B. Starr que quando jovem e antes de se tornar adventista havia trabalhado para o famoso evangelista, e na ocasião foi oferecida a Fleming H. Revell a oportunidade de publicar o livro, e a oferta foi aceita3.

Nas primeiras sete edições do primeiro o livro era composto de 12 capítulos, mas após a oportunidade de publicá-lo no Reino Unido no ano seguinte e para assegurar os direitos autorais, Ellen G. White fez a inclusão de mais um capítulo, intitulado: “O Amor de Deus”. Esse novo capítulo, inserido no começo do livro, tornou-se uma bela introdução aos demais. Dali em diante, Caminho a Cristo passou a conter os treze capítulos até os dias de hoje. Ainda a título de curiosidade após alguns anos os direitos de publicação foram vendidos para a Review and Herald e anos depois a Review transferiu os direitos para Ellen.

O contexto que orbita a natureza do conteúdo do livro, é resultante da má compreensão dos primeiros Adventistas no tocante ao tema da Justificação pela Fé, que foi tema de muita discursão na conferência de Mineápolis em 1888, desse momento em diante outros livros viriam no intuito de evidenciar a pessoa de Cristo e sua obra.

Entre as milhares de pessoas beneficiadas pela leitura desse livro, temos entre as personalidades brasileira o Cid Moreira que veio a Bíblia após ter acesso ao livro Caminho a Cristo. Contudo como destacou Márcio Tonetti no artigo de capa da RA- JUL/2017 esse livro ajudou a dar novo significado a ministérios pastorais como o do saudoso Pr. Morris Vendem, que as vésperas de se ver fora do ministério e até da fé por entender que até então, ele tinha sido bem-sucedido em tomar sermões emprestados de outros pregadores […]. Mas um dia percebeu que não havia nada do seu próprio pensamento e experiência com Cristo nesses discursos. No Livro Como tornar real o cristianismo, Vendem admite que seu cristianismo era uma simulação e suas pregações falavam de um Jesus que ele não conhecia pessoalmente. Essa realidade porém mudou após se deparar com esse livro, e o mesmo se deu com o Pr. Bullón que divide sua história em antes e depois desse livro que já leu mais de 100 vezes.4.

No que diz respeito a teologia, a autora deixa claro um posicionamento contrário aos conceitos de Graça irresistível que parece fundamentar a compreensão calvinista de predestinação. Contrapondo essa realidade “dois aspectos aparecem em constante tensão e sinergia: de um lado, a iniciativa de Deus e a condição humana; de outro, a resposta dos seres humanos à atuação de Deus. […] ela também apresenta uma visão cristocêntrica de santificação, completamente distinta da ênfase antropocêntrica dos perfeccionistas [A esse respeito lembremos sempre que perfeição não é sinônimo de impecabilidade] “.5

Em poucas palavras: O Caminho a Cristo é “uma combinação extraordinária entre a prática cristã e a exposição teológico-doutrinária. Ao mesmo tempo que fortalece a fé, desafia o intelecto.”6.

Fiz essa publicação movido pelo mesmo sentimento que leva a igreja a celebrar a permanência da publicação do livro Caminho a Cristo, que é de levar as pessoas a descobrirem ou redescobrir a mensagem poderosa encontrada nas páginas desse best-seller inspirado. Ou seja, “é igualmente certo que ainda podemos ser abençoados, e continuar a ser uma bênção para os outros, ao ler e compartilhar o Caminho a Cristo [enquanto Ele não volta]”. conforme afirmou o Pr. Nix  ao escrever às véspera da comemoração de 125 anos da publicação deste livro.

Para encerrar destaco algumas das celebres declarações que você encontra neste livro7:

A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. 82

Ele [Deus] odeia o pecado, mas ama o pecador. 49

É correto desejar ser bom e viver uma vida santificada. Mas nada disso tem valo se ficar apenas no desejo. Muitos se perderão enquanto esperam e desejam ser cristãos. Eles não chegam ao ponto de entregar sua vontade a Deus. Não escolhem agora ser cristãos. 43

Comece hoje a desfrutar dessa amizade que Deus nos oferece. Não seja um pecador voluntário. E assim seguiras seguro no Caminho a Cristo.

Com estimo cristã!

Referências:

Edição de imagem 📸 Iusk Cabral

1.BENEDICTO, Marcos De. Um simples caminho. RA – JUL – 2017, p.2

2. SARLI, Tercio. Um século de caminho. RA – ABR – 2004, p. 15

3. NIX, James R. Caminho a Cristo faz 125 anos. Adventist World – NOV- 2016, p. 24,25

4. TONETTI, Márcio. Clássico inspirador. RA – JUL – 2017, p.14

5. idem., p. 16

6. idem, p. 15

7. WHITE, Ellen G. Esperança para viver: o verdadeiro segredo para felicidade. Tatuí: SP. Editora: CPB, 2007,

Tem algum dúvida?