Antes de acabar seu casamento, leia está carta
Antes de acabar seu casamento, leia está carta

Antes de acabar seu casamento, leia está carta

Seus filhos precisam de um pai, você precisa de um esposo e seu esposo precisa de uma esposa. Você precisa do auxílio do seu esposo, e ambos necessitam do auxílio do Salvador. Os dois devem cultivar a fé. Seus filhos necessitam de um pai que tome o jugo de Cristo, que submeta sua vontade à vontade de Deus, para ser moldado e modelado pela mão divina.

Meu irmão, minha irmã, por algum tempo vocês não têm vivido juntos. Não deviam ter seguido esse caminho, e não o teriam, se tivessem ambos cultivado a paciência, a bondade, a tolerância que devem existir entre marido e mulher. Nenhum de nós devia impor a própria vontade e procurar executar as próprias ideias e planos sejam quais forem as consequências. Nenhum dos dois devia estar determinado a fazer o que melhor lhe aprouver. Deixem que a suavizam-te, subjugante influência do Espírito de Deus opere em seu coração e os capacite para a obra de educar os filhos. Sua obra, diante de Deus, é formar e modelar-lhes o caráter. Para apoderar-se da força e do poder que só o Senhor pode dar, devem exercer fé. Apelem ao Pai celestial para que os livre de render à tentação de falar de maneira dura, voluntariosa, impaciente um ao outro. Ambos têm caráter imperfeito. Como não se colocaram sob o controle de Deus, sua conduta de um para com o outro não tem sido sábia.

Suplico-lhes que se coloquem sob o controle de Deus. Quando tentados a falar de maneira provocante, procurem nada dizer. Serão tentados neste ponto, porque nunca venceram esse objetável traço de caráter. Mas todo mau hábito deve ser vencido. Façam completa entrega a Deus. Caiam sobre a Rocha, Cristo Jesus. Como marido e mulher, disciplinem-se. Não deixem de ir a Cristo em busca de auxílio. Ele de boa vontade lhes suprirá com Sua divina simpatia, Sua livre graça. Aquele que por trinta anos foi um filho fiel, trabalhando no ofício de carpinteiro a fim de fazer Sua parte em levar as responsabilidades da família, dará a Seus seguidores forças para cumprirem sua parte em levar os fardos da vida doméstica.

Minha irmã, Cristo lhes confiou a sagrada obra de ensinar aos filhos os Seus mandamentos. Para ser habilitada para tal obra, você deve viver em obediência a todos os Seus preceitos. Cultive vigilante cuidado de cada palavra e ação, guarde com a máxima diligência as suas palavras. Vença toda a precipitação temperamental; pois a impaciência, uma vez manifesta, ajudará o adversário a tornar a vida do lar desagradável e enfadonha para os filhos.

Todos somos propriedade do Senhor Jesus. Ele deu a vida como resgate para redimir-nos. Mediante a Sua dádiva, toda a família pode ser salva — pai, mãe e filhos. Minha irmã, negligenciará você os deveres domésticos ao não exercer a força de vontade que Deus lhe deu, num esforço por ajudar seus filhos? Em nome do Senhor, exorto-a a fazer todo esforço, com o auxílio do seu esposo, para salvar seus filhos.

Sobre cada um, como pais, repousa igual responsabilidade de guardar cada palavra e ato, para que nem suas palavras nem sua conduta os desacreditem na avaliação dos filhos. Tragam para dentro de casa toda afabilidade, conforto e alegria que puderem.

Querido irmão e querida irmã, arrependam-se diante de Deus pela sua conduta passada. Entrem em acordo, e reconciliem-se como esposo e esposa. Lancem para longe a infeliz, desagradável experiência de sua vida passada. Tomem coragem no Senhor. Fechem as janelas da alma para a terra, e abram-nas em direção ao Céu. Se elevarem a voz ao Céu em oração em busca de luz, o Senhor Jesus, que é luz e vida, paz e alegria, ouvirá seu clamor. Ele, o Sol da Justiça, resplandecerá nas recâmaras de sua mente, iluminando o templo da alma. Se saudarem o calor de Sua presença no lar, não proferirão palavras que gerem sentimentos de infelicidade.

Meu irmão, minha irmã, rogo-lhes que pare e considere o quanto está contristando o Santo Espírito de Deus! Busque o Senhor de todo o seu coração, para que o Sol da justiça brilhe na sua alma e em você opere uma completa transformação, santificando cada palavra e ato.

Como gostaria de clamar em alta voz a cada mãe na Terra: “Santifique seu espírito mediante a graça que Cristo dá livremente àqueles que dEle pedem graça. Pratique a ternura. Manifeste um amor santificado por seus filhos. Tome interesse pela felicidade deles. Ensine-os a exercer bom senso. Faça com que conheçam a Deus e Seu propósito para eles. Torne atraente a religião de Jesus Cristo. Nunca ofenda ao Senhor Deus por meio de dissensão e deploráveis diferenças. Busque a mansidão e humildade de coração. Cultive o afeto.

Meu irmão, minha irmã, embora tenham discordado no passado, estão agora sob a solene obrigação perante Deus de fazer o melhor com a capacidade e faculdades que Ele lhes deu. Devem aproveitar toda oportunidade que têm para alcançar um padrão mais elevado. É propósito de Deus, que olhem para Jesus e, contemplando-O, sejam transformados à Sua semelhança. O Senhor deseja que não mais sejam crianças na experiência cristã mas, pela participação na Sua graça, sejam completos nEle. Se aproveitarem a presente oportunidade de atingir uma experiência mais elevada, poderão se tornar fortes e completos em Cristo Jesus. 

Meu irmão, minha irmã, tem você a disposição de abrandar e subjugar sua natureza? Você pode se tornar como Jesus e ser Seu missionário, Sua mão auxiliadora. Ele nunca o levou a ser autoritário (a), ditatorial e severo (a) para com os membros da sua família e outros com quem se relaciona. Só se pode viver esta vida uma vez. Busque a suavidade e bondade de um caráter perfeito. O Senhor deseja que pratique a bondade e faça o bem. Podemos, individualmente, fazer da vida o que nos agrada. Se escolhemos, podemos honrar a Deus usando acertadamente o talento da fala.

Meu irmão, assuma o cuidado dos seus filhos. Nada resolverá censurá-los, pois receberam sua disposição como herança. Ao governá-los, seja firme, porém não arbitrário. Ao falar com eles, fale de modo a não criar um sentimento de obstinada resistência.

Meu irmão e minha irmã, o exemplo que vocês têm dado aos filhos não tem sido aquele que seria se fossem convertidos. Se fossem transformados pela graça de Cristo, demonstrariam que venceram o egoísmo e o desejo de impor sua vontade, de consultar suas inclinações naturais, e de fazer como lhes agrada. Agora é o tempo de mostrar que não vivem para agradar o eu. Tragam para o caráter a fragrância do caráter de Cristo. Coloquem de lado o espírito de repreensão, irritação e impaciência. Cultivem a pureza de linguagem. Orem e cantem para a glória de Deus. Permitam que a paz de Deus lhes governe o coração. 

Esse texto é uma adaptação de uma carta de E.G.W. 
para um casal que estava em dificuldade.
Carta 47a, 1902.

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 

No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,

Que o amor por Cristo seja nossa motivação!

Tem algum dúvida?