Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa?
Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa?

Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa?

Faça também esta oração: “Deus ajuda-me para que a minha vontade seja plenamente submissa a tua vontade, tão submissa quanto a de Cristo no jardim do Getsêmani”.

Se você se diz cristão, mas ainda não orou a Deus com honestidade que você lerá abaixo, é possível que você seja um cristão imaturo. Não tenha medo, busque a Deus continua e verdadeiramente e você irá amadurecer na fé, e não conhecerá a estagnação.

Eis a oração que me mostrou que não sou tão maduro espiritualmente como eu achava que era:

Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa? Que a Tua misericórdia brilhe sobre mim e eu inquira a fim de, talvez, encontrar a resposta em meio aos castigos secretos do homem, por entre os sofrimentos obscuros dos filhos de Adão. Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa? A mente dá ordens ao corpo e este a obedece de imediato; a mente dá ordens a si mesma, e é resistida. A mente dá ordens à mão que se movimente, e a prontidão é tamanha que mal se pode distinguir a ordem da ação. Entretanto, a mente é mente, e a mão é corpo. A mente ordena à mente que queira, porém ela não o faz. Como pode existir tão estranha monstruosidade? Qual sua causa? A vontade ordena a si mesma a querer, e não lhe daria a ordem de querer a menos que quisesse. Mas, na verdade, a vontade não quer plenamente, portanto não ordena plenamente. Pois ordena até onde quer, e o que não quer, não ordena e, por consequência, não é feito. Pelo que a vontade ordena que haja vontade; não ordena a outro, mas a si. Mas não ordena plenamente, logo, o que ordena não acontece. Pois, se fosse a vontade plena, nem mesmo daria a ordem de ser, pois já seria. Não é, portanto, nenhuma monstruosidade querer parcialmente, ou não querer parcialmente, mas uma enfermidade da mente que não se levanta por inteiro enquanto pressionada pelo hábito, ainda que esteja sobre o suporte da verdade. Existem, portanto, duas vontades, mas uma delas não é plena, e o que falta em uma, a outra possui“.

Caso queira conversar um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato @ReynanMatos

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥

No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,

Que o amor por Cristo seja nossa motivação!

Fonte:

Oração IX do livro VIII das confissões de Agostinho. Obs.: Embora não concorde com toda interpretação bíblica desse teólogo, não até o presente momento, não vejo no que posso descordar dessa oração.

Tem algum dúvida?