Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia anunciam plano estratégico para 2025 – 2030
Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia anunciam plano estratégico para 2025 – 2030

Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia anunciam plano estratégico para 2025 – 2030

Espero que a leitura desta publicação lhe auxilie no exercício da sua liderança religiosa, levando sua comunidade a está mais bem alinhada com os esforços mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia para cumprir com a Missão que Deus nos confiou.

Todos os anos, geralmente no mês de outubro líderes da IASD de todo o mundo se reúnem em um concílio anual para realinhar as ações para o cumprimento da Missão.

“O Dr. David Trim, diretor do Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa (ASTR, sigla em inglês), compartilhou uma extensa pesquisa que destacou a importância da análise de dados na formulação de planos futuros para a Igreja”. Referente a mesma destaco o seguinte1:

  • O plano para o quinquênio atual (2020 – 2025) “possui três áreas de ênfase, 10 objetivos e 59 indicadores-chave de desempenho (ICD). O doutor Trim explicou que esses ICD’s devem ser mensuráveis, e a maneira de medi-los é por meio de pesquisas”.
  • “As três áreas de ênfase do plano estratégico atual são missão, crescimento espiritual e liderança, com uma quarta área de ênfase adicional reservada para a orientação do Espírito Santo”. E conforme o Dr. Elias Brasil o antinitrarianismo é um dos sete desafios enfrentados pela igreja em escala mundial.

Pesquisas recentes realizada com adventistas em todo mundo revelaram um estado preocupante entre nosso povo:

  • “Nos últimos cinco anos, a leitura diária da Bíblia efetivamente estagnou. […] A leitura semanal da Bíblia diminuiu”.
  • “A pesquisa também revela uma diminuição do culto familiar entre 2013 e 2023, com 22% dos membros adventistas pesquisados globalmente nunca tendo culto matinal ou vespertino com membros de sua família”.

“Esses resultados não se limitaram apenas à prática espiritual, mas também às crenças doutrinárias”. Entre as crenças que são fortemente compreendidas e apoiadas estão:

  • Doutrina da Salvação (crenças fundamentais número 4, 10 e 19)
  • Sábado (crenças fundamentais número 6 e 20)

Agora observe as que segundo o Dr. David Trim, “há trabalho a ser feito”:

  • Espírito Santo (crença fundamental número 5),
  • Criação (crença fundamental número 6),
  • Dom de Profecia (crença fundamental número 18),
  • Santuário (crença fundamental número 24) e
  • Morte e Ressurreição (crença fundamental número 26)

Nossa única segurança consiste na intimidade com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Olha se não é chocante este dado compartilhado no concílio: “Enquanto algumas partes da doutrina são compreendidas e acreditadas, outras não o são. Por exemplo, em 2023, 72% dos entrevistados concordaram fortemente com a afirmação “quando as pessoas morrem, seus restos corporais se desintegram e não têm consciência nem atividade até ressuscitarem”, mas 33% concordaram ou concordaram fortemente com a afirmação “a alma é uma parte separada e espiritual de uma pessoa e continua a existir após a morte”, o que vai diretamente contra a doutrina da crença fundamental número 26″.

Estamos conscientes que alguns aceitam as crenças da IASD de maneira superficial, pelas mais variadas razões, por isso, concordo com o alerta feito na reunião de que: Além de evangelizar novos fiéis, também é necessário “discipular aqueles que já foram batizados”.

Consideremos agora os destaques relacionados as medidas de ação

Começo apresentando uma curiosidade sobre a redução dos indicadores chaves de desempenho (ICD), com o intuito de te levar a uma reflexão:

  • No plano de 2013 tínhamos 81 IDC
  • No plano de 2018 foi reduzido para 59 IDC
  • A proposta para o próximo quinquênio é que tenhamos 21 objetivos mensuráveis. “Esses objetivos substituirão completamente os ICD’s, permitindo que os líderes em todos os níveis da estrutura e os membros em todo o mundo compreendam claramente a intenção do plano”.

Em vez de áreas de ênfase, o plano incluirá quatro prioridades estratégicas:

  1. COMUNHÃO com Deus
  2. IDENTIDADE em Cristo
  3. UNIDADE através do Espírito Santo
  4. MISSÃO para todos

Eis mais uma curiosidade apresentada no concílio que também deve nos levar a reflexão sobre quando somos resistentes a novos métodos para o cumprimento da missão.

The Present Truth (A Verdade Presente), uma publicação criada por Tiago White, também enfrentou oposição e quase foi abandonada; no entanto, hoje prospera como a revista cristã mais antiga dos Estados Unidos, agora chamada de Adventist Review”. Também somos pioneiros no que diz respeito a pregação no radio por meio do programa “A voz da Profecia”.

Por isso o Pr. Gary Krause, diretor da Missão Adventista fez o seguinte alerta: “Ao examinar o plano estratégico, assumamos alguns riscos e oremos mais fervorosamente pelo que se pretende realizar. Avancemos no poder Daquele que tem toda autoridade no céu e na terra e, com muita cautela e oração, pensemos duas vezes antes de rejeitar qualquer novo método.”

Nessa ocasião o Pr. Erton Köhler chamou atenção para a Urgência no cumprimento da missão que está no DNA da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresentando a crescentes taxa de mortalidade diária em alguns países. Tal observação nos leva aquela celebre advertência feita por Ellen White:

“Intenso fervor deve agora tomar posse de nós. Nossas energias adormecidas devem ser despertadas e dedicadas a esforços incansáveis. Obreiros consagrados devem sair ao campo, preparando a estrada para o Rei, e alcançando vitórias em lugares novos. Meu irmão, minha irmã, porventura não tem para vós significação alguma a circunstância de que todos os dias estão descendo à sepultura sem ser advertidas nem estar salvas, almas ignorantes da necessidade de vida eterna e da expiação que por elas fez o Salvador? Não significa para vós nada que em breve o mundo tenha que dar satisfações a Jeová por Sua lei violada? Anjos celestiais maravilham-se de que os que há tantos anos possuem a luz, não levaram ainda a tocha da verdade aos lugares escuros da Terra”2.

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 

Que o amor por Cristo seja a motivação de nossas vidas.

Referências:

1. Líderes da Igreja Adventista mundial anunciam plano estratégico para 2025-2030

2. WHITE, Ellen G. Testemunho Seletos. v. 3 p. 307

 

 

 

 

 

 

 

Tem algum dúvida?