Curso de Liderança da música e da adoração – UNASP
Curso de Liderança da música e da adoração – UNASP

Curso de Liderança da música e da adoração – UNASP

Aula inaugural

Minhas anotações sobre esta aula ministrada pelo Pr. Valdeci Lima

  • Qualidade tem preço.
  • Não importa o tamanho da sua igreja, Deus é Deus.
  • Muitas vezes não fazemos melhor simplesmente pq não nos dedicamos.
  • “Com o Deus que nós temos, precisamos fazer a diferença, e está diferença mostrará que temos um Deus que capacita e que não aceita um serviço pela metade”.
  • Estudar o Salmo 100
  • Música é algo espiritual.

I Módulo – O princípio da adoração

História e Teologia da adoração

Pq o louvor é menos importante que a oração e a pregação?

Nossa grande preocupação no que diz respeito ao tema da adoração, não deveria ser onde adorar? Mas sim quem, quando, como e pq?

Quando pensamos em adoração conforme a narrativa bíblica percebemos uma descontinuidade no NT em relação ao que era praticado do êxodo em diante, onde havia restrições físicas e exclusivistas, o pecador devia e dirigir ao templo, porém apenas os sacerdotes poderiam adentrar no mesmo. Após a cruz ambas restrições são rompidas.

A vida de um líder da adoração

Mas também temos aspectos de continuidade como: a adoração continua sendo ao mesmo Deus, com reverência, e sem deficiência.

A garantia da eficiência neste contexto de adoração a Deus, além de nossa vida devocional, não podemos negligenciar o preparo prévio que deve ocorrer por meio dos ensaios, que é indispensável tanto para o louvor quanto para a pregação. Quem busca excelência não negligencia o preparo prévio que se realiza nos ensaios.

Falando em adoração em aspectos de música e pregação, leve em consideração o momento (culto de sábado, domingo, evangelismo, etc.) e todos os demais que estarão envolvidos (adultos, criança, crentes, estudantes da bíblia).

Tão importante quanto o preparo é a paz entre os discípulos ativos do momento de adoração.

Quem atenta para as crianças assegura que no amanhã não faltem verdadeiros ministros de adoração.

O líder da música e sua importância

O líder da adoração é aquele que irá assegurar uma direção que ira levar em consideração os que irão se envolver na adoração, minimizando a monopolização das escolhas por preferencias pessoas de um determinado grupo ou individuo.

O líder da adoração está atendo sobre o que pode ser acrescentado de novo, e buscar resgatar o que ameaça ser esquecido.

II Módulo – A liderança do Ministério de louvor

Como forma uma equipe de louvor

Preciso rever esta aula, não compreende muito bem de primeira…

Como transformar voluntários em uma equipe de trabalho

  1. Ter um bom relacionamento.
  2. Saber ouvir – não é pq a pessoa não participa ativamente do ministério que não tenha o que dizer…
  3. Cada congregação tem sua particularidade.
  4. Deixar o gosto pessoal de lado
  5. Envolver a todos – O departamento da música não é apenas para aqueles que temos afinidades; e devemos ter na medida do possível a maior variedade de gêneros e faixa etária
  6. Promover união – nem só de ensaio vive a equipe de louvor.
  7. Levar a adoração para fora do templo – Ou seja, cantando nas praças, nos hospitais e nos lares.
  8. Ter sempre um cântico novo – Literalmente

III Módulo – A preparação do louvor

Este módulo é bastante técnico, e por isto mais voltado a instrumentistas e compositores.

Interpretação e expressão

Obs.: Devido a problemas técnicos minhas anotações deste módulo (está aula em destaque) se perderam, assim que possível irei rever as mesmas, e deixarei aqui meus destaques…

IV Módulo – O louvor na prática

Música cristã e louvor

Cinco pontos importantes para a gestão do departamento de música

  1. Ministério – sinônimo de serviço quer seja quando levamos em consideração a raiz originaria que estão relacionadas com diaconia e liturgia. No primeiro servimos diretamente as pessoas, no segundo continuando servindo as pessoas mas agora para ajuda-las a adorarem a Deus. No ministério independente de sua atuação, devemos sempre fazer com competência e não por competição.
  2. Congregação – Lembre-se que ela é composta pelos mais variados tipos de pessoas…
  3. Funcionalidade – Não é um momento para entretenimento, mas sim ajudar as pessoas a viverem uma experiência cada vez mais profunda diante da atividade que está sendo proposta.
  4. Gestão
  5. Teologia – Precisamos entender que a música com a igreja, tem aspectos distintos para aquela do nosso dia a dia…

Consideremos agora cinco aspectos da música congregacional 

  1. Familiaridade – No culto não é a hora para se ensinar uma música nova, busquemos outros meios para difundir está nova música.
  2. Acessibilidade – A congregação tem condição de acompanhar as músicas escolhidas…
  3. Protagonismo – A equipe de louvor com músicos e instrumentos não devem ser superior a voz da congregação.
  4. Comunhão – O que realmente conduz as pessoas a adorarem a Deus, a Fé ou o estilo musical? “Confie menos no poder motivador de um estilo musical, e cofie mais no poder inspirador da comunhão pessoal”. Joezer Mendonça
  5. Engajamento

Louvor na prática II Parte

Escolher primeiro as que são pensadas para nos dirigirmos a Deus como criador.

Quando possível, é bom cuidar com a tonalidade das cores de roupa dos integrantes.

Louvor na prática III e VI Parte

Criticar a congregação na hora do momento de louvor é completamente desnecessário. O papel da ministração é conduzir a igreja a adoração, esse é um momento espiritual. A forma como fazemos, pode ter uma influência muito significativa para a participação ou a inercia da congregação em nossa ministração. Um outro aspecto muito importante para a participação da igreja neste momento de adoração tem muito haver com a percepção dela da grandeza deste Deus.

Na medida do possível que seja evitado uma pausa de uma música para a outra.

“Música não é fim, música é meio, um meio que nós encontramos para fazer com que o reino de Deus avance. […] As canções que a igreja precisa cantar são aquelas canções que façam com que ela lembre o tempo todo diante de si a sua missão, a sua visão, os seus valores, pq que ela esta aqui, como ela vai fazer para avançar com o Evangelho, e tudo isso sem abrir mão dos seus princípios, enquanto uso todos os seus recursos para que o Reino de Deus avance. Em fim, a música serve para isso, que tal caminho juntos”.  Daniel Sales

Louvor na prática IV Parte

Busque estabelecer um momento temático.

Se possível crie medley levando em consideração um tema especifico.

Escreva suas introduções, o preparo não prejudica a espontaneidade.

Louvor na prática V Parte

O momento do cântico congregacional não é hora para performasse musical.

V Módulo – Como usar o hinário adventista

V Módulo – Como usar o hinário adventista

História do hinário adventista

Tiago White foi quem compilou o primeiro hinário, isso antes mesmo da oficialização da igreja.

No Brasil a principio eram usados dois hinários simultâneos o de letras traduzido para o português que indicava e o de partitura em alemão, surge então em 1914 o Cantai ao Senhor; Em 1933 surge o hinário adventista com 333 hinos e já nesta edição a partitura já estava inclusa; Em 1963 é lançado a terceira versão com 620 hinos; Em 1996 é lançada a quarta versão do hinário Adventista com 610 hinos e novidade desta versão é a inclusão de hinos escritos por compositores brasileiros; E agora em 2022 é lançado a quantia versão sobre o título de: Novo Hinário Adventista com 600 hinos onde 200 destes é de composição brasileira, uma outra particularidade desta versão é que 50 hinos pensado para serem cantado pelas crianças, como: “Sim Cristo me ama” que é lá do séc 19, bem como “minha vida é uma viagem”, uma composição dos nossos dias.

01 Mentoria ao vivo – 25 de Agosto 2022

  • Se possível, fazer 15 minutos de louvor sem intervalo, e às vezes como medley.
  • Devemos sempre buscar valorizar os que estão ao nosso lado.
  • Dica: Pedir para a congregação ficar em pé, em um momento após o louvor já está sendo cantado
  • Sonoplastia e Multimidia também faz parte do ministério de louvor.
  • No cântico congregacional o mais importante é ouvirmos a igreja, uma apresentação musical é algo distinto do cântico congregacional em que no primeiro temos preocupações mais minimalistas, como microfone, retorno e etc.

02 Mentoria ao vivo – 15 de Setembro 2022

 

A adoração não é algo de um momento, fomos criados para a Glória de Deus, o culto é um momento para celebração. Johann Sebastian Bach assinava assim todas as suas composições: “Somente para honra e glória de Deus”.

“Diga me o que tu cantas, e eu dito qual é a tua teologia”.

03 Mentoria ao vivo – 29 de Setembro 2022

  • A igreja prefere músicas na primeira pessoa ou na terceira?
  • Se desejamos que até a recepção participe do momento de louvor, vale a pena perguntar a congregação o que ela deseja cantar. Porém não na hora em que o louvor já esta acontecendo.
  • Fazer um sábado a tarde ou domingo a noite de microfone aberto, ou seja, fazer um levantamento prévio da congregação do que cantar, e realizar um culto de louvor levando em consideração estas escolhas.
  • Ao invés de focar nos seus grandes problemas, faça o melhor que puder com os recursos que você tem.
  • Todas as igrejas, grandes e pequenas, classe social alta e baixa, com músico profissional e sem músico profissional, enfrentas os mesmos problemas respeitando suas devidas proporções.

04 Mentoria ao vivo – 13 de Outubro 2022

 

05 Mentoria ao vivo – 27 de Outubro 2022

  • Para implementar mudanças é necessário entender que elas não acontecem rapidamente.
  • Liturgia é um processo vivo, e se ela está cristalizada é provável que ela já tenha morrido. Isso não quer dizer que deva haver mudanças constantes.
  • O caminho da qualidade requer esforço e tempo.
  • Fazer música é mais do que cantar, é saber ouvir e perceber.

06 Mentoria ao vivo – 10 de Novembro 2022

  • A pessoas que são boas para gerenciar, a outras que são para inspirar.
  • As vezes as pessoas estão deslocadas de suas devidas funções.

Clicando aqui disponibilizo uma playlist das melhores aulas para mim.

Tem algum dúvida?