Entre tantas lições que aprendi com vocês, por meio de conversas, encontros, reuniões, situações e observação, destaco o seguinte:
Qualquer um que se dispor pode se tornar um excelente pregador, ainda que a excelência de sua pregação não esteja em pé de igualdade com sua maturidade cristã, mas devemos seguir crescendo continuamente em ambos os aspecto.
Vitória – PE é a cidade em que nasce física e espiritualmente, nessa cidade me desenvolvi até a juventude tanto para um viver terreno como para os aspectos espirituais.
Sou grato as igrejas adventistas dessa cidade que me deram oportunidade para pregar, e atuar como líder, especialmente no que diz respeito ao trabalho com os adolescentes da igreja, tendo tido a oportunidade de atuar junto a direção dos clubes de Desbravadores de três igrejas, e posteriormente junto a coordenação regional.
Uma fase onde aprendi a trabalhar em equipe, a me responsabilizar por outros, e estabelecer vínculos de amizade.
Foi nas igrejas dessa cidade que pude realizar minhas primeiras semana de oração, e series evangelísticas.
E logo cedo também me deparei com a realidade dos “donos” da igreja, isso mesmo, infelizmente por vezes encontramos em algumas comunidades pessoas que tem o pensamento equivocado de que pelo fato de terem feitos grandes contribuições para o estabelecimento de uma congregação, ou ser membro de uma família de pioneiros, lhe dá o direito de ser uma voz superior na igreja, isso é no mínimo curioso, uma vez que o sistema eclesiástico adotado pela IASD é representativo, e nem mesmo o pastor é uma voz soberana, tendo o mesmo que submeter a voto da igreja boa parte do que precisa ser realizado pela ou na mesma.
Na ocasião que me deparei com essa realidade, havia sido convidado para pregar por uma determinada pessoa, e o chegar na hora de pregar fui informado de que deveria pregar não de onde o púlpito estava, mas sim de um piso um pouco mais abaixo, e quando indagado o pq, a resposta que recebi foi a de que não era qualquer um que pregava no púlpito do irmão A. bem quase 20 anos se passaram desde o momento em que escrevo isso aqui, e tudo é ainda muito vivo em minha mente, e fico feliz de que o inconveniente desse dia em nada atrapalhou a minha caminhada com um pregador.
Aqui cabe ressaltar que o fato de sermos a igreja remanescente da profecia bíblica, não implica em dizer que somos infalíveis como o povo de Deus, hoje entendo que o que o irmão A. tinha não era nada além de quem zelo desordenado, e que como toda desordem acaba afetando de maneira deferente aqueles que se deparam com essa desordem. No meu caso, o impacto parece ter sido insignificante.
Foi convivendo com os irmãos dessa cidade que aprendi o que é compromisso com a causa de Deus, especialmente no que diz respeito ao grupo de anciãos, são todos os nomes que não irei mencionar nenhum para não ser negligente com nenhum outro, mas cada um desses tem uma noção do impacto que fizeram em minha vida com o seu exemplo de compromisso com a igreja de Deus, e principalmente pela disposição em preparar outros para os substituir em tempo oportuno.
Que Deus continuei abençoando ricamente essa cidade que hoje é composta por dois Distritos pastorais.
Espero um dia poder retribuir o bem que vocês fizeram para mim.
Deus seja louvado pela vida de todas as essas pessoas, bem como das tantas que não tive condições de mencionar, mas que mantemos em nossa mente, coração e orações.
Com estima Cristã!