O senso de importância revela o tamanho da superficialidade
O senso de importância revela o tamanho da superficialidade

O senso de importância revela o tamanho da superficialidade

[…] Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais“. (I Rs 19.4)

Pobre Elias! Sentado embaixo de uma árvore, desejando a morte; se considerava um servo inútil, um fracassado. Não havia ele realizado, a obra em restaurar o altar de Deus? Não havia dado fim aos profetas de Baal? Ao orar a Deus não descera fogo do céu? O Deus Eterno não havia atendido à sua oração, fazendo cair chuva abundante sobre a terra ressecada? Por que agora se sentia um servo inútil, exclamando: “Sou um fracasso!”

Do ponto de vista divino, agora sim ele estava pronto para um serviço ainda maior, apesar de considerar-se um fracasso. Veja este texto de Humberto Rohden: “No dia em que o servo de Deus se julgar útil, importante, necessário, indispensável à humanidade e ao reino de Deus, neste dia deixa de ser servo de Deus para se tornar servidor do eu. Ninguém é necessário, ninguém é insubstituível — reis, presidentes, bispos e papas. sábios e artistas, generais e estadistas, convencei-vos de que sois perfeitamente inúteis, supérfluos… Não se extingue o sol, não deixa de cair a chuva, não para a máquina do cosmo, não morrem os negócios e as festas, não se calam os sorrisos da mocidade, porque tu, ilustre anônimo, famoso homem supérfluo, descansas sete palmos debaixo da terra. … Só Deus é necessário — todo o resto é perfeitamente supérfluo. … Quem não se convence da sua absoluta superfluidade nunca prestará coisa alguma para o reino de Deus — ofende-se quando referido, descobre injustiças por toda a parte. Convence-te, ó homem, que és servo inútil — e então prestarás grandes coisas em prol dos homens e pela glória de Deus.”

Quando o nosso eu estiver morto e a graça de Cristo estiver no nosso coração, jamais fracassaremos no serviço do nosso Mestre. O servo de Deus só serve se estiver servindo. “Os seguidores de Cristo foram redimidos para servir. Nosso Senhor ensina que o verdadeiro objetivo da vida é servir. … Por mais breve que seja o nosso serviço, ou mais humilde nossa obra, se seguirmos a Cristo com fé singela, não seremos desapontados pelo galardão. … O prazer de fazer bem a outros, comunica aos sentimentos um ardor que eletriza os nervos, vivifica a circulação do sangue, e produz saúde física e mental.” — Serviço Cristão, págs. 110, 267 e 271.

Você se sente um inútil? Saiba que Deus é especialista em tornar o inútil, útil para a glória dEle. Assim sendo, seja um inútil, mas seja um inútil prostrado diante da cruz, não diante do mundo.

Caso queira conversar um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato @reynanmatos

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥

No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,

Que o amor por Cristo seja nossa motivação!

Referências

MARSKI, Geraldo. Quando tudo dá certo. Tatuí – SP: CPB, 2002, p. 176 (Inspiração Juvenil, 19 de Junho, título original da meditação do dia: “A oração de um fracassado”)

Tem algum dúvida?