Cuidado para não encobrir uma autoestima fragilizada.
O que de fato nos leva à realização de tarefas, à busca de aprovação do outro, é nosso intenso desejo de valorização e de receber o amor das pessoas.
Luciano trabalhava como gerente de setor de uma empresa. Ali, era pressionado pela diretoria e, por isso, vivia numa eterna comparação com os outros gerentes. Ele queria se destacar e apresentar resultados significativos, não somente porque era muito cobrado, mas porque precisava de aprovação e reconhecimento como forma de satisfação emocional e pessoal.
Assim, assumia uma demanda de trabalho muito além do que poderia ser chamado de saudável. Trabalhava até altas horas, muitas vezes entrava no trabalho bem antes do horário convencional. Tinha dificuldades de dizer ‘não” porque, no fundo, acreditava que não seria valorizado e reconhecido se não agradasse. A busca por aprovação e reconhecimento é, na realidade, uma capa para encobrir uma autoestima fragilizada que mascara características de dependência emocional.
Esse jeito de agir também pode vir de um medo que produz pensamentos do tipo “preciso ser admirado para ser aceito”. Ao agir assim, a pessoa geralmente acaba deixando os próprios desejos de lado para se sentir aceita, desejada e conquistar aprovação social.
Ciclo da busca de aprovação Muitas pessoas vivem presas a esse ciclo
Uma infindável busca de realização, aceitação, validação. que, na realidade, sempre gera frustração. Isso ocorre porque as suas expectativas não são supridas, já que, em geral, as pessoas não correspondem ao mesmo padrão de entrega do sujeito que busca aprovação.
Mesmo nessa busca por aprovação, a pessoa pode ser bem-sucedida e bem relacionada, entretanto. a grande questão é: a que preço? No processo de desejar a aprovação, frequentemente entramos num processo de sofrimento ao negarmos a nós mesmos e nossas necessidades, sempre realizando, primeiro, as expectativas do outro. Assim, nos colocamos numa posição de “reféns” dos desejos e prioridades alheias, enquanto invalidamos nossas próprias necessidades.
A baixa autoestima é o elemento que dispara e sustenta toda a busca por aprovação. Enquanto, de fato, não acreditarmos em nosso valor, potencial e merecimento, nos manteremos no ciclo de busca da validação do outro. Outro aspecto a ser considerado é que a autoestima fragilizada nos leva a vincular o valor pessoal e aceitação de acordo com nosso potencial de realizar as expectativas do outro.
Sendo assim, o que de fato nos leva à realização de tarefas, à busca de aprovação do outro, é nosso intenso desejo de valorização e de receber o amor das pessoas, já que, na realidade, não acreditamos que sejamos dignos de ser amados por quem somos, mas apenas pelas coisas que fazemos.
MEDIDAS PARA SE LIVRAR DO VÍCIO DA APROVAÇÃO
- Conscientização do valor pessoal. entendendo que ninguém deve ser colocado acima de você.
- Autoconhecimento para identificar suas reais necessidades.
- Aceitação de que sempre haverá críticas, já que é impossível agradar a todas as pessoas.
- Compreensão de que o hábito de se comparar aos outros é extremamente nocivo.
- Desenvolvimento da autoconfiança, reconhecendo suas potencialidades e valor próprio.
- Não levar algumas críticas para o lado pessoal.
- Aprender a ouvir a opinião dos outros e respeitá-las, não apenas ficar na defensiva da desaprovação do outro.
- Respeito aos seus sentimentos e suas possibilidades, permitindo-se dizer “não” às coisas que não deseja ou não são passíveis de realização.
- Buscar ajuda psicológica se perceber que sozinho não está conseguindo superar.
Consequências da busca por aprovação
- Desgaste emocional na tentativa de “tentar ser multo mais do que se é ou tem”. tornando-se um prisioneiro de si mesmo.
- Falsa sensação de liberdade. pois. geralmente. sozinho com seus pensamentos, aparecem dúvida. incerteza e necessidade de ser compreendido.
Teste para saber se você está na hora de colocar o pé no freio nessa busca por aprovação é só clicar aqui
Caso queira conversar um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato @ReynanMatos
Com exceção dos grifos, o texto acima é um CTRC + CTRV, originalmente publicado pela Dr. Welida Dancini na Revista vida e saúde OUT/2023, p. 42-43
#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥
No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,
Que o amor por Cristo seja nossa motivação!