A organização é uma habilidade que precisa ser apoiada por estruturas sensatas (rotinas visuais, caixas, criança? cestos organizadores, etiquetas) e reforçada por listas e orientações e necessidades diárias.
A organização é um aspecto importante nas brincadeiras, linguagem, interação social, gerenciamento pessoal e desempenho de tarefas acadêmicas.
Como ensinar competências em organização para uma criança?
COMO PODEMOS AJUDAR OS PEQUENOS?
- Estabeleça e mantenha uma rotina.
- Use dicas visuais (listas com imagens ou palavras) para ativar a memória sobre o que precisa ser feito dentro da rotina já estabelecida.
- Divida tarefas grandes em tarefas menores (isso da suporte ao desenvolvimento de habilidades, e reduz a ansiedade).
- Incentive a criança a visualizar as tarefas ou o ambiente para ajudar a determinar quais itens são necessários ou quais etapas vem a seguir.
- Trabalhe de trás para frente, quando necessário, para ver se os itens e etapas podem ser lembrados ao contrário.
- Faca uma lista de tarefa visual na qual a criança possa ir marcando as atividades realizadas a medida em que as completa.
- Atribua tarefas que envolvam classificação ou categorização: fazer compras, esvaziar a maquina de lavar, limpar um armário e outras que demandam planejamento.
- Cozinhem juntos: cozinhar ensina a medir, seguir instruções, classificar ingredientes e administrar o tempo – todos os elementos-chave na organização.
- Organizem-se com antecedência: deixe a mochila pronta na noite anterior, por exemplo, quando há menos press-6es de tempo na rotina matinal.
A desorganização na infância e adolescência pode desencadear isolamento social, baixa autoestima, pois as crianças acham difícil diferenciar entre ser brilhante e ter dificuldades de organização.
Fonte: Revista Vida e Saúde OUT/2023, p. 49 – Sheila Procópio