Pastores espirituais usarão inteligência artificial?
Pastores espirituais usarão inteligência artificial?

Pastores espirituais usarão inteligência artificial?

O que você está sabendo sobre inteligência artificial (I.A.)? Eu só passei a dar atenção ao recurso depois da terceira vez que ouvi falar sobre ele.

Embora ela tenha ganhado notoriedade a um ano, seu desenvolvimento já tem mais de 50 anos, e os avanços são tão significativos que ela já está quase apta a substituir a figura do pastor, na concepção de alguns. Você está pronto para deixar uma inteligência artificial substituir sua inteligência espiritual, sem ter sua remuneração afetada pela troca? Se sua resposta for não, que limites poderão ser estabelecido para equilibrar o uso eficiente da inteligência artificial sem que esta atrofie o pastor que fizer uso dela?

Com essas considerações, não quero em hipótese alguma,  demonizar o uso da tecnologia. Afinal, quando usadas adequadamente, tem se mostrado uma grande bênção para o avanço da pregação, bem como para o amadurecimento dos irmãos. Qual seria a condição do cristianismo hoje sem a imprensa de Gutenberg? Sem os satélites que facilitaram amplamente a pregação do Evangelho a praticamente todas as nações, tribos e povos?

Mas daí, a ter pregadores e ministros de louvor substituídos por avatares, parece indicar que caminhamos para um mal uso da tecnologia. E isso não é um caso hipotético; um ano após o bum das I.A. (novembro/2023) foi noticiado que uma igreja cristã na Alemanha já fez esse experimento.

Com isso em mente, é seguro advertir que: a ascensão da inteligência artificial no contexto pastoral pode contribuir significativamente para o declínio do pastor e, por sua vez da congregação, se os devidos cuidados não forem tomados. Sim, você pode pregar um sermão preparado por uma I.A., mas será  tão eficaz a sua igreja como qualquer outro sermão pronto que você já usou, após se levantar tão sem Deus como quando você se dispôs a pregar o que você não submeteu ao filtro da sua intimidade com o Espírito Santo.

Caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto como por exemplo:

  1. Três maneiras que tenho me beneficiado da I.A.
  2. Três cuidados que temos que ter com a I.A. no contexto pastoral

Entre outros detalhes é só clicar aqui

Caso queira conversar um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato @ReynanMatos

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥

No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,

Que o amor por Cristo seja nossa motivação!

Tem algum dúvida?