Qual a tal mensagem mencionada no final “O Poço”?
Qual a tal mensagem mencionada no final “O Poço”?

Qual a tal mensagem mencionada no final “O Poço”?

Há mais de 10 anos que eu decidir não assistir a categoria de filmes classificados como de ação, pq em via de regra só se trata de violência e sexo… E a alguns anos que resolvi filtrar um pouco mais, e agora me permito a assistir o que irá me proporcionar alguma edificação ou que me descontrai sem que eu descumpra com os parâmetros bíblicos sintetizados em Filipenses 4.8 (NVI) que diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. E por incrível que pareça, é difícil, mas há entretenimento que atende a este padrão em até 85% digamos assim.

Uma última decisão que tomei a respeito do tempo dedicado ao chamado entretenimento televisivo, é fazer notas do que me chamou atenção, afim de relembrar em algum momento, ou compartilhar com outros, e apesar do teor altamente violento do filme “O poço”, a explicação do que encontrei a respeito do seu enredo me deixa seguro de indicá-lo a jovens (+ 18 anos) e adultos.

ATENÇÃO, Não é recomendável a presença de menores de idade, ao assistir se certifique que principalmente crianças não compareçam na sala, no mais, boa reflexão…

Estou avisando, se você ainda não assistiu, a descrição a seguir é um Spoiler das entrelinhas do filme, lhe recomendo que assista o filme antes dessa leitura. 🤭

1. Não há um vilão totalmente maligno, mas também não há um herói totalmente bom ao longo do filme. Fato é que devido a intervenção do Espírito Santo na humanidade, essa batalha interna ainda pode ser vivida por muitos, mas chegará o momento em que o sujo se sujará ainda mais, e o limpo irá buscar ficar ainda mais limpo (Apocalipse 22.11), e quando este dia chegar espero que você esteja do lado certo, que é daqueles que aceitaram Jesus como seus único e suficiente salvador.

2. Muitos vem o filme como um crítica social, mas na realidade ele foi pensado para levar a audiência a uma autocrítica social, a respeito dos limites da nossa empatia, e como é difícil ser bom em qualquer nível da sociedade quando o que temos está ameaçado. A expressão “γνῶθι σεαυτόν” (Conhece-te a ti mesmo) usado por Platão a partir dos personagens de Sócrates é uma máxima importante para ser aplicada a todos ao longo de toda a fase da vida. Por isso é uma ótima proposta a dos cineastas de colocar o telespectador na posição de juiz de si e não do outro, essa postura é até amparada pela Bíblia em I Coríntios 11.28 e 31 (ACF): “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. […] Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”.

3. O que Poço representa? A possibilidade da conquista de algo, cura, liberdade, diploma, e a promessa desta conquista paira sobre eles como uma cenoura a frente de uma carroça, mas a maioria morre antes de conseguir. Afinal o sistema é cruel.

4. O poço é apresentado como uma oportunidade, o diretor do filme disse que a entrevista existe apenas para dar esse glamour, mas todos serão aceitos, para perdição dos mesmos. E por isso temos que ficar muito atentos ao que desejamos, pq por vezes desejamos o que não será para o nosso bem.

5. Uma outra alusão curiosa da vida retratada no filme é que a cada mês eles mudam de andar sem poderem escolher para onde mudarão, assim como não se pode escolher em que classe social nascer…

6. Enquanto isso o nível 0 só se preocupa em cumprir com uma produção de excelência, alienados ao que está a sua volta. E é triste que desta perspectiva parece que é exatamente se encontra a maioria da humanidade…

7. Os ganancioso alimentam o sistema, eles se apropriam de tudo que podem, enquanto se ressentem dos que estão acima deles, e desprezam os que estão abaixo. (Esse é o primeiro companheiro do Goreng)

8. A segunda companhia é o oposto do primeiro em certa medida, essa personagem com o cachorro seria um símbolo do altruísmo, todavia seu desejo de dividir a riqueza é decorrente de um sentimento de culpa por ter mandado tantos para “O Poço”. E este seu poder anterior acaba a tornando preconceituosa.

9. A falta de um herói é pq não se pretendia sugerir que o socialismo ou outro sistema qualquer fosse melhor do que a situação vigente. Este é o aspecto mais sensível do filme para mim, pq evidencia a triste realidade de um mundo sem Deus.

10. Quando o personagem principal e outro descem para compartilhar a comida, eles espancam os que estão desesperados demais para dialogar. E eles acabam por tentar força sua Ideologia aos demais…E acabam matando muitos dos que pretendiam ajudar. E assim como todo e qualquer sistema extremo de sociedade, eles acabam se tornando uma outra forma de opressão.

11. O poço critica em dificuldade o capitalismo, mas não apresenta uma solução, pq não há uma solução para ser apresentada de ponto de vista humano. É como mencionei no 9º destaque, a Esperança para o mundo é a verdade do Evangelho que nos conduz até o Cristo Crucificado, ressuscitado e prestes a viver, para conceder vida eterna e liberdade a todos que nEle crer.

12. O que você levaria para O Poço?

Goreng, leva uma cópia do Dom Quixote. Uma literatura importante para o contexto espanhol, onde o nobre decide se tornar um cavaleiro, com a Grande aspiração de servir a sua comunidade. Mas tanto o Goreng como dom Quixote falham em replicar o seu idealismo. E no final todos se dobram ao sistema. 😔

13. A panacota, A mensagem, A criança

O fato de ninguém saber o pq da criança, ou como ela pode ter nascido ali, como ela se mantinha viva? é pq geralmente as crianças são invisíveis em conflitos, fome e política.

O desconhecimento da profundidade do poço mostra como sociedades privilegiadas são ignorantes a respeito dos maiores sofrimentos do mundo.

E tanto a mãe como a filha não falam como se fosse uma maneira de chamar a atenção para os marginalizados que normalmente não têm voz em qualquer circulo social, qualquer mesmo! Sendo por isso, na maioria das vezes, facilmente ignorados e pisados.

A criança representa a crença de que as gerações futuras têm o poder de mudar as coisas, se as protegermos para não serem corrompidas. Como intacta estava a panacota aparentemente o mais frágil ou mais sofisticado de tudo que tinha naquele banquete original, e assim se manteve pq foi protegida.

Agora olha que curioso, no poço, a criança está saudável e calma, como deveria ser a condição de toda criança. E com esta cena o filme encerra, ela é vista no plano final indo em direção a um futuro incerto.

Não a resposta no final, pq não há solução para o estado atual da nossa sociedade uma vez que eles se inspiraram em Dom Quixote, se os cineastas tivessem considerado a Bíblia, eles veriam que há uma solução, e em pouco tempo todos os problemas do 🌎 terminará quando Jesus Voltar, e nunca mais um poço desta natureza tornará a existir.

Tenha fé, e Leia mais, sim, assista menos, e Leia mais principalmente a Bíblia.

com estima Cristã!

Dado a complexidade deste filme, eu
fiz uma pesquisa sobre o mesmo, o 
que resultou neste post...
Tem algum dúvida?