“Manhêêèè!” Quantas vezes você, mãe, ouve isso por dia? Os filhos enchem a casa de alegria e animação, no entanto, ser mãe exige muito. Em alguns momentos, as responsabilidades são tantas que é preciso se desdobrar com mais intensidade e o resultado é o esgotamento. Será este seu caso? Leia as situações abaixo e assinale com um X a alternativa com a qual você mais se identifica. Depois, cheque os resultados.
1. É fim do dia e você já está cansada do trabalho, dentro e fora de casa, e do cuidado com as crianças. Mas, ainda há o que fazer: louça, tarefa da escola, banho. Conto você age?
A. ( ) Faço tudo sozinha porque tenho dificuldade em pedir ajuda.
B. ( ) Procuro dividir as tarefas com meu cônjuge ou com outro familiar.
2. Você vai com seu filho ao shopping para fazer um lanche, mas ao passarem em frente à loja de brinquedos, ele insiste para que você compre algo novo. Você:
A. ( ) Compra porque fica com pena de vê-lo triste, ou porque não deseja lidar com a insistência.
B. ( ) Relembra o combinado sobre tomar um lanche e que, por isso. não comprará o brinquedo.
3. Suas amigas a convidam para saírem juntas. Você tem vontade, mas precisa deixar o filho com o cônjuge ou outro familiar. O que você faz?
A. ( ) “Dificilmente faço algo para mim, como sair com as amigas, porque acho que meus filhos não ficarão bem ou por ter muitas outras coisas para fazer.”
B. ( ) “Acredito que preciso cuidar de mim, e aproveito para pedir ao cônjuge ou familiar que fique com o filho por algum tempinho enquanto ‘respiro’ um pouco com as amigas.”
4. Seu filho a chama para brincar, mas você ainda tem uma lista de tarefas de casa necessárias naquele momento. Você:
A. ( ) Deixa tudo para depois e vai brincar com ele, por mais que não queira, ou que esteja se sentindo sobrecarregada por tanto ainda a fazer.
B. ( ) Combina de brincarem um outro momento, após fazer o que precisa, e depois cumpre com o combinado.
5. Quando você pensa a respeito do seu papel como mãe, que pensamentos predominam?
A. ( ) Pensamentos de autocrítica, Ineficiência, culpa ou de incapacidade quanto a ser uma boa mãe.
B. ( ) As vezes, passa algum pensamento de que poderia ter feito algo melhor ou diferente, mas geralmente consegue valorizar o que faz como mãe.
6. Pensando em sua saúde, como ficam sua alimentação, exercícios físicos, noites de sono, check-up, médicos e outros cuidados consigo meseta?
A. ( )”Não tenho cuidado muito dessa parte pai de tempo, vontade ou energia,”
B. ( ) “Procuro sempre considerar a minha saúde e manutenção dela, mesmo porque, para cuidai de outra pessoa, preciso estar bem.”
Resultados Some quantas vezes você assinalou a letra A e a letra B
Alternativas A _______ Alternativas B _______
Maioria A – Cuidado como esgotamento! Aprender a pedir ajuda, acreditar que seu filho ficará bem aos cuidados de alguém em quem você confia, e não passar por cinta de você a fim de proporcionar a ele tudo o que deseja podem ser maneiras de cuidar de si mesma e não se sobrecarregar.
Maioria B – Parece que você tem cuidado de si mesma além de cuidar dos filhos, O autocuidado é muito importante para você conto mãe para que, por meio da sua saúde física e mental, você também possa cuidar bem de quem você tanto ama.
Atenção: Este teste não substitui avaliação psicológica e psiquiátrica, e não sugere nem descarta o uso de medicamentos.
Caso queira conversar um pouco mais sobre o seu resultado, é só entrar em contato @ReynanMatos
#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥
No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,
Que o amor por Cristo seja nossa motivação!
Fonte: Revista Vida e Saúde OUT/2023, p. 44 Elaborado pela Psicóloga Thais Souza