A comunidade mais isolada do mundo também tem uma Igreja Adventistas do Sétimo Dia
A comunidade mais isolada do mundo também tem uma Igreja Adventistas do Sétimo Dia

A comunidade mais isolada do mundo também tem uma Igreja Adventistas do Sétimo Dia

O Evangelho do Reino realmente transcende fronteiras e alcança os lugares mais remotos da terra. Recentemente, ao estudar a lição da escola sabatina, fui surpreendido ao descobrir que existe uma ilha no mundo “onde todos são adventistas do sétimo dia”. Essa revelação despertou minha curiosidade, levando-me a investigar a jornada da Igreja Adventista do Sétimo Dia até essa remota ilha britânica chamada Pitcairn.

Em março de 1876, o navio St. John fez uma parada em Pitcairn, trazendo consigo o Capitão David Scribner e um órgão da Mason e Hamlin. Esse evento singular marcou o início de uma transformação religiosa na ilha, impulsionada pela literatura adventista e pelo compromisso missionário. Ao atracar em São Francisco – EUA  os pastores adventistas, James White e John Loughborough, entregaram em mãos ao capitão uma caixa com literaturas da denominação, sendo esse o primeiro contato dos moradores da ilha com a fé adventista2.

Dez anos depois (1886), John Tay Smaller, um marinheiro aposentado, influenciado pela história do “motim do Bounty”, chegou à ilha para estudar a Bíblia com os habitantes locais. Ao termino dos estudos quase toda população decidiu pelo batismo, mas ele informou que apenas um pastor ordenado poderia realizar a cerimônia. E embora ele tenha prometido retornar com um pastor ordenado3, em virtude de dificuldades marítimas o cumprimento dessa promessa só ocorreu em 1890, quando um navio missionário, batizado de Pitcairn, foi enviado pela Igreja Adventista graças as ofertas da Escola Sabatina. Nessa ocasião, a maioria dos habitantes escolheu abraçar a fé adventista, culminando em quantidade significativa de batismos4.

Hoje, Pitcairn, com seus cerca de 60 habitantes (Quando o adventismo chegou na ilha não tinha 200 habitantes), continua sendo um testemunho notável do alcance do Evangelho. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a única igreja na ilha, refletindo a profundidade da influência adventista. Conforme mostra o vídeo abaixo:

No início do século 20, a comunidade adventista em Pitcairn prosperava, contribuindo para o bem-estar da ilha com escolas, bibliotecas e ações sociais.

Contudo, a partir da década de 1960, com a diminuição da taxa de natalidade e a emigração, a igreja adventista também enfrenta seus desafios. O futuro da igreja em Pitcairn permanece incerto, mas a história dessa comunidade destaca que o Evangelho não conhece limites geográficos.

Em 2015, registros indicam que 50 pastores/missionários5 já haviam passado pela ilha desde a fundação da igreja, revelando um esforço constante para manter viva a mensagem do Evangelho nesse lugar remoto. Que essa história nos inspire a reconhecer que, verdadeiramente, o Evangelho continua sua jornada até os confins da terra.

Para quem gosta de fotos, segue algumas imagens da igreja de outros ângulos:

Caso queira conversar um pouco mais sobre o tema, é só entrar em contato @ReynanMatos

#leiamais 📚 #leiaaBiblia 📖 #compartilheleitura 👥

No mais, sigamos vivendo tão somente para honra e glória de Deus,

Que o amor por Cristo seja nossa motivação!

Para quem quiser saber mais

Artigos oficiais

Vídeos oficiais sobre a IASD na Ilha:

Bibliografia

1. Lição dos adultos de nº 12 do 4ª tri/2023, p. 129

2. Religion on Pitcairn Island

3. Idem.

4. Pitcairn

5. Religion on Pitcairn Island

Tem algum dúvida?